segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Família TRS-Color Nacional


Ok, ok... Todos nós amamos o CP-400 Color Computer, em qualquer uma de suas duas versões... No entanto, na primeira metade da década de 1980, outros equipamentos compatíveis com a linha TRS-80 Color Computer foram fabricados no Brasil. E o que é mais interessante: o CP-400 não foi o primeiro microcomputador dessa linha lançado por aqui...



Na verdade, o Color 64, foi o primeiro TRS-Color brasileiro, lançado em 1983 pela empresa carioca LZ/Novo Tempo. Sua aparência era muito semelhante a um Color Computer 1 da Tandy. Há até quem afirme que na Feira de Informática em que ocorreu o seu pré-lançamento, a máquina ali exposta era realmente um CoCo1, com as placas de identificação do fabricante substituídas...


O segundo computador compatível com o TRS-Color foi fabricado e distribuído pela empresa gaúcha Codimex: o CD-6809. Quase nada se sabe desta máquina; a foto acima parece demonstrar que seu design se inspirava no Dragon 32 britânico.


De olho no sucesso do CP-400 da Prológica, pouco depois a fabricante de videogames Dynacom resolveu também lançar seu computador colorido: o MX-1600. Seu projeto trocou quase todos os conectores de entrada e saída originais da máquina, de modo que periféricos desenvolvidos por outras fabricantes não podiam ser ligados ao seu computador. :(


Outro Color nacional foi o VC-50, da Engetécnica/Varix. Essa máquina era voltada para o segmento profissional e seu grande gabinete comportava até duas unidades de disquetes de 5-1/4".

Além desses computadores, convém ainda recordar outros dois.


Algum tempo antes do lançamento do TK90X, a Microdigital - então arquirrival da Prológica - chegou a demonstrar em Feiras de Informática o seu TKS-800; no entanto, nunca chegou a lançá-lo no mercado, mesmo que seu preço fosse amplamente divulgado em jornais da época.


Por fim, tratemos do TColor da Sysdata. Esta máquina não era 100% compatível com o TRS-Color, mas sim com o padrão Microcolor, representando nos EUA pelo MC-10 da Tandy/Radio Shack e pela série Alice, da francesa Matra-Hachette. Com efeito, o TColor não possuía todo o conjunto de instruções do Extended Color BASIC, bem como empregava o processador MC6803, mais simples que o MC6809 da linha TRS-Color.

E você? Chegou a ter algum desses computadores??? O que conta sobre eles?

7 comentários:

  1. Gostei do MX-1600, será que chegou a ser comercializado? Como moro no interior, nunca cheguei a ver esses outros computadores.. Alguem já viu?

    ResponderExcluir
  2. Eu possuo um cp-400, aquele lá no alto da página, com as teclas coloridas. Apanhei ele numa troca, dei um turbogame vg-9000 nele. Tá guardadinho aqui, e funcionando primeirinha.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um Codimex guardado também. Não tenho idéia se funciona mas tenho um lote de fitas cassete também, com programas vários... Era muito bom para a época!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tem certeza que este TK S800 era um clone do TRS-Color? A carcaça lembra a de um Atari 1200XL da linha de computadores 8-bit da Atari (da qual o Atari 800 - e seu sucessor, o 800XL - eram as versões com mais recursos. Daí poderia ter vindo o 800 do nome).
    Se bem que a Gradiente também lançou um clone de NES na carcaça do Atari 7800 (o Phantom System), né? Tudo era possível na reserva de mercado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de me dar conta que o TK 2000 é um Apple II numa carcaça de Atari 1200XL, o que torna um TRS-80 Color dentro desta mesma carcaça, fabricado pela mesma empresa, bem plausível... rsrsrs

      Excluir