quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Emuladores em pauta..



Emuladores... Muitas vezes, são os emuladores a porta de entrada para o mundo dos computadores de 8 bits.  
Ano apos ano, eles se aperfeiçoaram para nos entregar a melhor e mais próxima experiência possível dos reais computadores de nossa infância e adolescência..  O CP 400, e seus compatíveis, possuem vários emuladores, a maioria de excelente qualidade, e para os mais diversos sistemas.



Particularmente, gosto dos emuladores da MESS (http://www.mess.org/), para mim, é aquele que mais se aproxima da maquina real, entretanto, um bom e prático emulador, de fácil instalação, é o VCC (http://www.coco4.com/vcc/index.shtml). Enquanto o VCC só possui a versão para Windows, mas vem pronto para utilizar, o MESS pode ser instalado também nos computadores Apple e Linux , mas precisa antes que você instale as ROMs originais, oque não é dificil de encontrar na internet (http://www.emunews.eu/?page_id=10)..

Menos conhecido, mas também uma opção interessante, está o XROAR (http://www.6809.org.uk/dragon/xroar.shtml), um emulador mais voltado para a experiência do DRAGON 32/64 britânico, mas que também emula o COCO americano.. Além do Windows, pode ser instalado no MAC OSX, GP32 e no Nintendo DS, oque  o torna a única opção de emulador para um aparelho portátil.

Existe também uma versão em Java (http://members.cox.net/javacoco/), apesar de suas capacidades limitadas, é o jeito mais rápido e prático de brincar com um CP 400..

Agora, se você quiser conhecer todos os emuladores da linha TRS Color produzidos até agora, é só puxar o arquivo abaixo:

http://dl.dropbox.com/u/48472740/Emuladores.rar

Se alguém tiver um emulador não relacionado nesta coletânea, por favor, nos avise..

E você? Qual seu emulador favorito?


Atualização (26/11/11): Adicionado na coletânea de emuladores, o VCC 1.42 (ultima versão), assim como o seu manual, traduzido pelo nosso colega Carlos M. Nabeto.

2 comentários:

  1. Lord Sanatorium, parabpéns pela iniciativa!

    Acabei de baixar a coletânia de emuladores, onde consigo imagem das roms ou dsk ou k7s?

    Valeu,

    Marcelo Martins
    www.TK90X.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo..

    As ROMs para os emuladores estão contidas nesse mesmo arquivo, na pasta ROMs.

    Nos proximos posts estarei disponibilizando as .dsk e .cas ..

    Obrigado

    LS

    ResponderExcluir